28.3.09

Hotel Overlook, quarto 237 ou um copo no Bada Bing(VII)


ROBOT ARTe
Leonel Moura, artista plástico nascido em Lisboa em 1948, em 2009, é embaixador de Portugal no Ano Europeu da Criatividade e Inovação pelo trabalho desenvolvido nestes últimos anos com robótica e inteligência artificial.
Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais.
Em 2006 cria o RAP (Robotic Action Painter) – este robot para além da produção de pinturas, decide por si próprio o momento em que a estas estão terminadas e assina.
Também em 2006 segue-se ISU (O robô que passa a figurar na colecção permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque - e que para além da produção de pinturas, decide por si próprio o momento em que a estas estão terminadas e assina. Constrói também, em 2006, o ISU (O robô poeta) que constrói composições pictóricas, com letras, palavras e manchas de cor, muito ao estilo da Poesia Concreta e do Letrismo, donde retira o seu nome em homenagem a Isidore Isou criador deste movimento.

Leonel Moura e a ROBOT ARTe com a ISU, The Poet Robot e RAP [Robotic Action Painter] a espreitar em óbidos até 24 de Maio ou se não ficar a caminho no sitio www.leonelmoura.com!

Sem comentários:

mobilia de quarto

movéis, discos, livros, objectos vintage. Coisas em 2ª mão cheias de charme! Contacto vgaragem@gmail.com. Marque a sua visita!